Yôga e TDA-H

Das muitas atividades recomendadas pelos médicos, hoje o Yôga é a prática mais aceita para o tratamento de várias doenças, inclusive o TDA-H. Não só o relaxamento e meditação, mas toda a filosofia Yôgui amenizam os sintomas de hiperatividade e ensinam o aluno a lidar com a parte negativa do TDA-H.

Contradizendo a opnião de muitos, o Yôga praticamente não tem contra-indicações, além de provocar uma resposta mais rápida aos tratamentos realizados, muito mais que outras atividades físicas. Pode até levar a exclusão do uso dos medicamentos, apesar de não ser recomendado pelos médicos, pois são eles que diminuem alguns sintomas que o Yôga pode não amenizar.

Eu já pratico Yôga há mais de 3 anos e sei a diferença que isso fez em mim. Quando eu comecei não sabia que tinha TDA-H, nem sabia que existia xD eu comecei mais pela minha ansiedade que sempre me atrapalhava muito, mas hoje eu percebo o quão enorme foi a mudança. Tudo no Yôga, os ásanas (posturas corporais), os pranáyámas (atividades respiratórias), yôganidrá (relaxamento), samyama (meditação), e outras partes (ashtangas) que fazem parte da prática, além de toda a filosofia, me ajudaram a melhorar quase tudo em mim. Meu respeito por mim mesma, pelo meu corpo, minha mente. Eu aprendi a lidar com as limitações que vieram comigo desde o nascimento, e isso é MUITO complicado, mas hoje eu reconheço que aprendi, não tudo, mas boa parte =)

Eu pratico a linha heterodoxa do Swásthya Yôga (não vou explicar muito por que não vem ao caso, depois eu publico algum link pra

vocês entenderem), e existe toda um razão e propósito de se praticar Yôga, e não é qualquer pessoa que entenderia tudo isso, tem que acreditar e principalmente estar disposto a abdicar de certas coisas pelo bem da prática, que vale muito a pena.

Aos que querem dar uma chance ao Yôga como forma de tratamento, eu recomendo que leiam antes de começar a praticar em qualquer academia que oferece “Ioga” com qualquer instrutor. Me mandem emails, comentem no post, eu posso responder as dúvidas, sem problemas ^^

Até a próxima o/

fontes: Folha.com , Esclerose Multipla

4 Respostas para “Yôga e TDA-H

  1. Antonio maio 4, 2011 às 4:53 pm

    Gostei da matéria, vou ver se aqui em Manaus possui algum lugar onde possa ter aula.
    brigado

  2. sky julho 2, 2011 às 10:50 am

    legal,
    há muito tempo que penso em fazer yoga tambem

  3. Fernanda Oliveira agosto 20, 2011 às 1:36 am

    Oi Andrea! Sempre quis fazer yoga e agora que tô recém-diagnosticada, acho que tenho mais um forte motivo pra tentar! Hey, não mude a abordagem do blog. Achei seu blog exatamente porque procurava uma interpretação pessoal de como lidar com o TDA. Quem sabe dividir o blog entre posts pessoais e outros mais técnicos, com matérias interessantes pros TDAs. Que tal? Eu mesma to pensando em criar um blog (sou viciada em blogs, hahaha).
    Beijos e sucesso!

  4. Avoada dezembro 18, 2011 às 2:48 am

    Andrea, estou engatinhando na yoga, mas estou adorando! Não sei dizer ainda se me ajuda na concentração, mas estou definitivamente mais calma.

Deixe um comentário

