Problemas Emocionais e Comorbidades(?)

Em primeiro lugar, o que são Comorbidades ?

É a junção de duas ou mais doenças acontecendo em um mesmo paciente, com uma ligação direta entre esssa doenças. No caso do TDAH, são todas as outras síndromes que surgem em consequência do TDAH.

Quais são eles?

Ansiedade, Transtornos de Humor, Depressão, Transtornos relacionados ao controle de impulsos, de alimentação e outros.

Normalmente o TDAH é mais difícil de ser diagnosticado em adultos, devido aos conflitos entre os roblemas emocionais e as comorbidades que nos acompanham de brinde, além das constantes mudanças desses sintomas do TDAH na fase adulta. E que às vezes podem ser piores que o próprio TDAH.

Com o tempo o paciente com TDAH vai vendo que não tem muita produtividade diante de tanto esforço, se compara com outras pessoas que não fazem tanto esforço e acabam criando a idéia de incapacidade ou qualquer outra características negativa. O que resulta no surgimento de problemas psiquiátricos que interferem na vida social daquela pessoa, que aliado à própria impulsividade, característica do TDAH, acaba fazendo com que ele não tenha uma carreira bem sucedida,  possa se esconder atrás de vícios como àlcool e drogas ou qualquer outra coisa que conforte aquela condição de insatisfação, podendo até chegar a marginalidade.

Bom…eu mesma já passei por muitas dificuldades como já disse aqui no blog, sempre tive ansiedade, vivo tendo tiques nervosos, meus amigos nem estranham mais hsauhsau já virou uma parte de mim. Já tive problemas depressivos, já abusei de àlcool, cigarro e drogas também, isso já é passado. Foi um período muito difícil pra mim e pros meus pais, por que até então eu só achava que meus problemas estavam no âmbito UFMA-Problemas familiares. Quase tranco meu curso, vivo tendo vontade de jogar tudo pra cima, enfim, todas as coisas que uma pessoa com TDAH tem.

Fontes: ABDA, TDAH e Comorbidades

Anúncios

Uma resposta para “Problemas Emocionais e Comorbidades(?)

  1. Gustavo maio 27, 2009 às 3:54 pm

    Cara, estou adorando esse site! Parabéns pela iniciativa! Muito bom!
    Nossa hiperatividade e nosso impulso criativo, quando bem direcionados, geram coisas boas, como esse trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: